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domingo, 19 de abril de 2015

Curso de Programação Orientada a Objetos em Java - Como criar Classes

Introdução.

Nesta segunda aula, você terá o seu primeiro contato neste curso com o conceito de Classes na Programação Orientada à Objetos na linguagem java. Caso este seja o seu primeiro acesso ao Blog, assista as duas aulas anteriores do curso para poder acompanhar esta aula e ter um ótimo aproveitamento.

Aulas anteriores do Curso

Aula 00 - Curso de Programação Orientada à Objetos em Java
Aula 01 - Estrutura de um Projeto Java 

Objetivo desta aula.

O objetivo desta aula é conceituar Classes e demonstrar um exemplo real, criando uma aplicação Java que fará uso de uma Classe. A classe exemplo desta aula, tem uma finalidade didática, sendo o início dos estudos relacionados com Classes. No decorrer do curso, iremos aprofundar este tema.

Ao final desta aula, você será capaz de criar uma Classe, definir propriedades e métodos básicos para a classe, bem como fazer uso de suas propriedades e métodos, inclusive executar um cálculo simples de soma através de um método específico para somar valores fornecidos.

Lembrando que neste curso estamos utilizando a IDE Netbeans, por ser uma das melhores IDE para iniciantes.

O que é um Classe na Programação Orientada à Objetos?

Quando falamos de Programação Orientada à Objetos, devemos obrigatóriamente pensar em um conjuntos de Objetos. São estes objetos que constroem os programas orientados à objetos. Uma Classe é um modelo para a criação destes objetos. As classes definem quais os valores que os objetos podem assumir, quais os métodos ou ações que o mesmo pode executar.

Em java, uma classe após ser compilada fica armazenada no sistema de arquivos com o nome da classe e a extensão class. Por exemplo uma classe chamada Pessoa.java, após compilada pode ser localizada no sistema de arquivos pelo nome Pessoa.class.

Estrutura de uma Classe

Qualquer classe tem a seguintes composição, não limitando-se apenas a estes:

  • propriedades — Propriedades são variáveis que armazenam dados específicos para cada objeto. Por exemplo, uma Pessoa pode ter um númedo de identificação. Cada objeto de uma classe recebe um endereço único de memória.
  • métodos — Os métodos executam operações pelos objetos. Por exemplo, uma Pessoa pode ter um método capaz de fazê-la andar ou acessar seus dados pessoais.
  • propriedades estáticas — As propriedades estáticas, são declaradas pela palavra reservada Static. Estas propriedades são comuns entre todos os objetos de uma mesma classe. Uma classe População, pode contem uma propriedade estática contendo um contador que armazena a populaç!ao de pessoas em todo o planeta. Por definição uma propriedade estática é única em uma classe.
  • método estático — Métodos estáticos são aqueles que não são alterados pelos objetos.
  • Construtores — Este é um método especial que gera novos objetos.

Criação do projeto exemplo desta aula.

No Netbeans, crie um projeto chamado CursoJavaOOAula02, do tipo aplicação java, que será menu Arquivo -> Novo Projeto -> Java -> Aplicação Java -> Proximo.

Eu sugiro que você crie 

Como criar uma classe no Netbeans?

Vamos criar uma classe chamada Pessoa para exemplificar todo o processo de criação de classes utilizando o Netbeans.

No Netbeans, a criação de novas classes é bem simples. Estando com o projeto criado, selecionar o menu Arquivo -> Novo Arquivo -> Java -> Classe Java -> Proximo.


Após selecionar o tipo de arquivo que será criado e clicar no botão próximo, informe o nome da classe e o nome do pacote desejado. No exemplo abaixo, estamos criando uma classe chamada Pessoa.


Definindo o modelo dos Objetos da Classe Pessoa.


Vamos considerar como exemplo uma classe capaz de criar objetos Pessoa. Pensando no mundo real, toda pessoa tem suas propriedades, tais como altura, data de nascimento, cor dos olhos, peso, cor dos cabelos, nome, nacionalidade, naturalidade, cidade natal, etc., e sabemos também que as pessoas são capazes de fazer várias coisas, ou tarefas tais como correr, dormir, comer, estudar, falar, escrever, resolver um cálculo de adição, etc.

Com bases nestas informações, podemos criar um modelo capaz de especificar uma classe criar objetos do tipo pessoa com as características definidas por esta classe.

Logo teremos por definição uma classe com o modelo abaixo:

Propriedades
  • altura
  • data de nascimento
  • cor dos olhos
  • peso
  • cor dos cabelos
  • nome
  • nacionalidade
  • cidade natal


Métodos
  • correr
  • dormir
  • comer
  • estudar
  • falar
  • escrever
  • resolver um cálculo de adição
A implementação em java desta classe está representada na tela abaixo:


É importante observar que os nomes da propriedades sempre são escritos em baixa baixa, ou letras minúsculas e quando é necessário mais de uma palavra para a sua representação, a primeira palavra é sempre em baixa baixa e para cada palavra adicionar, a primeira letra é escrita em caixa aula. Esta regra também é válida para os nomes dos métodos. Todo método representa uma ação, e devemos utilizar verbos para escrever os nomes dos métodos, tais como correr, dormir, comer utilizados na classe Pessoa.

Criando objetos da Classe Pessoa.

Para criar objetos da do tipo Pessoa, utilizamos a palavra reservada new. Veja abaixo um código exemplificando esta ação.


Note que neste exemplo, a criação do objeto foi realizada dentro do método main(). No exemplo acima, temos um objeto chamado joao criado. Evite utilizar acentos para nomear objetos, e todo objeto deve criar nomeado utilizando caixa baixa.

Atribuindo valores para as propriedades de um objeto.

Nós já temos um objeto criado, agora podemos atribuir valores para as propriedades definidas. Vamos definir a altura e o nome do objeto joao.


Executando os métodos de um objeto.

Para executar os métodos definidos para o objeto, basta chamar o método. Veja o exemplo abaixo:


Mostrando os valores dos atributos de um objeto.

Na aula passada, nós aprendemos como apresentar mensagens no console da IDE Netbeans como o método System.out.println(). Podemos utilizar este mesmo método para visualizar os valores atribuídos para a classe joao.



Resultado no console

Ao executar este programa, o resultado será semelhantes ao demonstrado abaixo:


Video da aula

Está disponível no canal YouTube do curso, a vídeo aula desta aula. Lá eu explico em detalhes todos os passos para criar do zero um projeto java no Netbeans e criar a classe exemplo desta aula.



Conclusão

Conforme foi demonstrado nesta aula, a criação de classe é um procedimento simples quando estamos usamos a IDE Netbeans. A classe criada como exemplo é uma classe simples, mas iremos nos aprofundar no assunto nas próximas aulas.


Colabore com o curso

Espero que esta aula tenha colaborado com o seu aprendizado. Você pode colaborar de forma simples com este curso. Basta compartilhar com seus amigos pelas redes sociais. Um simples Like, um compartilhamento no Twitter ou Google+ vai ajudar muito divulgar o curso.

Conto com seu apoio, compartilhe este curso agora mesmo utilizando os icones abaixo e desde já muito obrigado.



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    domingo, 19 de abril de 2015

    Curso de Programação Orientada a Objetos em Java - Como criar Classes

    Introdução.

    Nesta segunda aula, você terá o seu primeiro contato neste curso com o conceito de Classes na Programação Orientada à Objetos na linguagem java. Caso este seja o seu primeiro acesso ao Blog, assista as duas aulas anteriores do curso para poder acompanhar esta aula e ter um ótimo aproveitamento.

    Aulas anteriores do Curso

    Aula 00 - Curso de Programação Orientada à Objetos em Java
    Aula 01 - Estrutura de um Projeto Java 

    Objetivo desta aula.

    O objetivo desta aula é conceituar Classes e demonstrar um exemplo real, criando uma aplicação Java que fará uso de uma Classe. A classe exemplo desta aula, tem uma finalidade didática, sendo o início dos estudos relacionados com Classes. No decorrer do curso, iremos aprofundar este tema.

    Ao final desta aula, você será capaz de criar uma Classe, definir propriedades e métodos básicos para a classe, bem como fazer uso de suas propriedades e métodos, inclusive executar um cálculo simples de soma através de um método específico para somar valores fornecidos.

    Lembrando que neste curso estamos utilizando a IDE Netbeans, por ser uma das melhores IDE para iniciantes.

    O que é um Classe na Programação Orientada à Objetos?

    Quando falamos de Programação Orientada à Objetos, devemos obrigatóriamente pensar em um conjuntos de Objetos. São estes objetos que constroem os programas orientados à objetos. Uma Classe é um modelo para a criação destes objetos. As classes definem quais os valores que os objetos podem assumir, quais os métodos ou ações que o mesmo pode executar.

    Em java, uma classe após ser compilada fica armazenada no sistema de arquivos com o nome da classe e a extensão class. Por exemplo uma classe chamada Pessoa.java, após compilada pode ser localizada no sistema de arquivos pelo nome Pessoa.class.

    Estrutura de uma Classe

    Qualquer classe tem a seguintes composição, não limitando-se apenas a estes:

    • propriedades — Propriedades são variáveis que armazenam dados específicos para cada objeto. Por exemplo, uma Pessoa pode ter um númedo de identificação. Cada objeto de uma classe recebe um endereço único de memória.
    • métodos — Os métodos executam operações pelos objetos. Por exemplo, uma Pessoa pode ter um método capaz de fazê-la andar ou acessar seus dados pessoais.
    • propriedades estáticas — As propriedades estáticas, são declaradas pela palavra reservada Static. Estas propriedades são comuns entre todos os objetos de uma mesma classe. Uma classe População, pode contem uma propriedade estática contendo um contador que armazena a populaç!ao de pessoas em todo o planeta. Por definição uma propriedade estática é única em uma classe.
    • método estático — Métodos estáticos são aqueles que não são alterados pelos objetos.
    • Construtores — Este é um método especial que gera novos objetos.

    Criação do projeto exemplo desta aula.

    No Netbeans, crie um projeto chamado CursoJavaOOAula02, do tipo aplicação java, que será menu Arquivo -> Novo Projeto -> Java -> Aplicação Java -> Proximo.

    Eu sugiro que você crie 

    Como criar uma classe no Netbeans?

    Vamos criar uma classe chamada Pessoa para exemplificar todo o processo de criação de classes utilizando o Netbeans.

    No Netbeans, a criação de novas classes é bem simples. Estando com o projeto criado, selecionar o menu Arquivo -> Novo Arquivo -> Java -> Classe Java -> Proximo.


    Após selecionar o tipo de arquivo que será criado e clicar no botão próximo, informe o nome da classe e o nome do pacote desejado. No exemplo abaixo, estamos criando uma classe chamada Pessoa.


    Definindo o modelo dos Objetos da Classe Pessoa.


    Vamos considerar como exemplo uma classe capaz de criar objetos Pessoa. Pensando no mundo real, toda pessoa tem suas propriedades, tais como altura, data de nascimento, cor dos olhos, peso, cor dos cabelos, nome, nacionalidade, naturalidade, cidade natal, etc., e sabemos também que as pessoas são capazes de fazer várias coisas, ou tarefas tais como correr, dormir, comer, estudar, falar, escrever, resolver um cálculo de adição, etc.

    Com bases nestas informações, podemos criar um modelo capaz de especificar uma classe criar objetos do tipo pessoa com as características definidas por esta classe.

    Logo teremos por definição uma classe com o modelo abaixo:

    Propriedades
    • altura
    • data de nascimento
    • cor dos olhos
    • peso
    • cor dos cabelos
    • nome
    • nacionalidade
    • cidade natal


    Métodos
    • correr
    • dormir
    • comer
    • estudar
    • falar
    • escrever
    • resolver um cálculo de adição
    A implementação em java desta classe está representada na tela abaixo:


    É importante observar que os nomes da propriedades sempre são escritos em baixa baixa, ou letras minúsculas e quando é necessário mais de uma palavra para a sua representação, a primeira palavra é sempre em baixa baixa e para cada palavra adicionar, a primeira letra é escrita em caixa aula. Esta regra também é válida para os nomes dos métodos. Todo método representa uma ação, e devemos utilizar verbos para escrever os nomes dos métodos, tais como correr, dormir, comer utilizados na classe Pessoa.

    Criando objetos da Classe Pessoa.

    Para criar objetos da do tipo Pessoa, utilizamos a palavra reservada new. Veja abaixo um código exemplificando esta ação.


    Note que neste exemplo, a criação do objeto foi realizada dentro do método main(). No exemplo acima, temos um objeto chamado joao criado. Evite utilizar acentos para nomear objetos, e todo objeto deve criar nomeado utilizando caixa baixa.

    Atribuindo valores para as propriedades de um objeto.

    Nós já temos um objeto criado, agora podemos atribuir valores para as propriedades definidas. Vamos definir a altura e o nome do objeto joao.


    Executando os métodos de um objeto.

    Para executar os métodos definidos para o objeto, basta chamar o método. Veja o exemplo abaixo:


    Mostrando os valores dos atributos de um objeto.

    Na aula passada, nós aprendemos como apresentar mensagens no console da IDE Netbeans como o método System.out.println(). Podemos utilizar este mesmo método para visualizar os valores atribuídos para a classe joao.



    Resultado no console

    Ao executar este programa, o resultado será semelhantes ao demonstrado abaixo:


    Video da aula

    Está disponível no canal YouTube do curso, a vídeo aula desta aula. Lá eu explico em detalhes todos os passos para criar do zero um projeto java no Netbeans e criar a classe exemplo desta aula.



    Conclusão

    Conforme foi demonstrado nesta aula, a criação de classe é um procedimento simples quando estamos usamos a IDE Netbeans. A classe criada como exemplo é uma classe simples, mas iremos nos aprofundar no assunto nas próximas aulas.


    Colabore com o curso

    Espero que esta aula tenha colaborado com o seu aprendizado. Você pode colaborar de forma simples com este curso. Basta compartilhar com seus amigos pelas redes sociais. Um simples Like, um compartilhamento no Twitter ou Google+ vai ajudar muito divulgar o curso.

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