Introdução
Qualquer sistema computacional, necessita armazenar os dados para acesso posterior. Adotar um banco de dados é algo fundamental para recuperar rapidamente informações, classificar dados, gerar estatísticas, etc.
Neste curso você vai aprender como trabalhar com o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Base de Dados) PostgreSQL. Vai aprender usar o pgAdmin para as atividades administrativas, e também as ferramentas de linha de comando.
O curso será iniciado de forma básica e iremos aprofundar na medida que o curso for evoluindo. Mas em todas as aulas, você vai aprender algo de aplicação imediata no dia-a-dia de quem trabalha com bancos de dados. Nosso primeiro SGBD será o PostgreSQL, mas o MySQL, o SQL Server, SQLite e o Oracle também serão estudados no futuro.
O curso será iniciado de forma básica e iremos aprofundar na medida que o curso for evoluindo. Mas em todas as aulas, você vai aprender algo de aplicação imediata no dia-a-dia de quem trabalha com bancos de dados. Nosso primeiro SGBD será o PostgreSQL, mas o MySQL, o SQL Server, SQLite e o Oracle também serão estudados no futuro.
Objetivo
O objetivo desta primeira aula é ensinar você criar um banco de dados, fazer o backup e o restore deste banco utilizando o pgAdmin.
Video aula para criar, fazer backup e restaurar um banco de dados usando o pgAdmin III
Pré-requisitos
É necessário que você tenha o PostgreSQL e o pgAdmin instalados no seu computador. A instalação é um processo bem simples nos principais sistemas operacionais. Por este motivo, não iremos abordar a instalação nesta aula.
O site oficial contendo instruções para instalação é este:
Ferramenta pgAdmin
O pgAdmin é uma ferramenta administrativa utilizada exclusivamente para administrar bancos de dados PostgreSQL. Com esta ferramenta podemos criar bancos de dados, tabelas, index, store procedures, executar consultas SQL, etc.
A ferramenta é bastante intuitiva e facilita muito para quem está começando trabalhar com o PostgreSQL.
Esta é a tela principal do pgAdmin III.
| Tela principal do pgAdmin III | 
Conectando ao Servidor
O pgAdmin permite que você se conecte a qualquer servidor de banco de dados PostgreSQL, basta para isso que você informe os dados da conexão, tais como endereço do servidor ou IP, porta de conexão, nome do usuário e senha válidos.
O formulário abaixo exemplifica os dados que devem ser informados.
| Exemplo de dados para criar uma conexão com o servidor localhost | 
Criando um banco de dados
Para criar um banco de dados no PostgreSQL utilizando o pgAdmin, você efetuar uma conexão ao banco de dados desejado. As imagens a seguir demonstram  a criação de um banco de dados.
| Informações para criar um banco da dados. | 
| Lista de bancos de dados disponíveis | 
Criando tabelas no banco de dados
É possível criar as tabelas no banco de dados de duas formas, a primeira rodando um script com a estrutura da tabela ou tabelas que devem ser criadas, ou utilizar o wizard do pgAdmin III para criar tabela por tabela manualmente.
Nesta aula, irei demonstrar como criar uma tabela de exemplo rodando um script. Nas próximas aulas, iremos ver outras possibilidades.
| Script para Criação da Tabela no Banco de Dados | 
| Visualização da Tabela criada após executar o Script. | 
Script para criar a tabela de exemplo
CREATE TABLE estado
(
  id serial NOT NULL,
  nome character(40) NOT NULL, -- Nome do Estado.
  sigla character(2) NOT NULL, -- Sigla do Estado.
  CONSTRAINT estado_pkey PRIMARY KEY (id)
)
Backup do Banco de Dados
Para efetuar o backup do banco de dados, basta selecionar o banco de dados e clicar com o botão direito do mouse, e escolher backup.
As telas a seguir estão demonstrando todas as etapas.
| Selecionando o Banco de Dados para Backup | 
| Informando o caminho e o nome do arquivo de backup | 
| Relatório de confirmação de backup bem sucedido. | 
Quando o processo de backup retorna código 0 (ZERO), significa que o backup foi concluído com sucesso.
Restore do Banco de Dados
O procedimento para restaurar o banco de dados é bem similar ao do backup. Basta selecionar o banco que será alvo do restore, clicar com o botão direito do mouse, selecionar restore e informar o caminho e nome do arquivo de backup a ser restaurado.
As imagens abaixo estão demonstrando estes passos.
As imagens abaixo estão demonstrando estes passos.
Conclusão
Nesta aula foi visto como criar, fazer um backup e restaurar um banco de dados PostgreSQL utilizando a ferramenta pgAdmin III. Conforme observamos esta tarefa é simples de ser executada, e não requer um conhecimento avançado. Apenas temos que saber os dados para acessar o banco de dados.
Colabore com o curso
Você pode colaborar muito com o este curso, apenas compartilhando esta e outras aulas do Blog do Professor Marco Maddo já colabora mais do que você pode imaginar.
Compartilhe, dê um like, envie pelo Twitter ou Google Plus.
Obrigado e até a próxima aula de Banco de Dados com PostgreSQL.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário