O nível necessário de conhecimento para conseguir criar a aplicação que iremos estudar é INICIANTE. Ou seja, qualquer desenvolvedor terá sucesso com este post.
Este tempo é programado conforme a necessidade da sua aplicação. Diversas tarefas administrativas podem ser executadas enquanto a Tela Splash é apresentada para o usuário. Esta tela normalmente temos um LOGO, ou um cronometro informando ao usuário que a aplicação esta sendo carregada.
Este tipo de aplicação é muito comum atualmente, um exemplo que acredito ser de conhecimento da maioria dos usuários é o aplicativo Facebook.
Iremos criar uma aplicação contendo duas activities, a principal delas será responsável em apresentar uma imagem qualquer durante alguns segundos. Após finalizado o tempo programado, a outra activity será carregada automaticamente.
Este é o layout da Tela Splash da aplicação. Ela contém uma imagem genérica que será apresentada por cinco segundo antes de mudar de tela.
A criação desta tela é muito simples. Ela contém apenas dois componentes básicos conforme podemos visualizar abaixo:
O layout utilizado para esta tela foi o RelativeLayout, o que permite um posicionamento fácil dos componentes. Isso é demonstrado na video aula.
Tela Principal
A tela principal será apresentada após o carregamento da Splash. Irei manter a tela padrão criada pelo Android Studio, apenas troquei a mensagem Hello World por Tela Principal.
Será necessário a criação de duas Activities para esta aplicação, logo, crie-as em seu ambiente de programação para poder dar continuidade.
Você deverá também escolar alguma imagem para ser utilizada como LOGO para a tela Splash, eu utilizei a imagem abaixo. Fique a vontade para utiliza-lá também.
Programação da Tela Splash
Quando o Android Studio cria uma Activity o código com os métodos principais já fica disponível para ser alterado, é neste código que iremos adicionar algumas linhas de programação Java para criar a Tela Splash.
Os métodos abaixo são criados neste momento.
O primeiro passo será criar atributo estático para controlar o tempo de apresentação da Tela em milissegundos, conforme podemos visualizar na imagem abaixo:
Observe a linha 12, onde criamos um atributo chamado TEMPO_SPLASH com valor de 5000 milissegundos, ou 5 segundos.
O segundo passo será adicionar o código que fará com que a tela Splash permaneça sendo apresentada apenas 5 segundos. A imagem abaixo contém todo o código utilizado.
Todo o código Java responsável pelo controle do tempo de exposição da tela Splash pode ser visualizado entre as linhas 19 à 30. Note que este código foi adicionado dentro do método onCreate(), que é o método executado apenas uma única vez quando a Activity é carregada. Adicione este código ao seu projeto.
Na linha 19, estamos criando uma thread através da classe Handler(). Para saber mais detalhes do funcionamento desta classe, consulte a documentação neste link:
Não é nosso objetivo explicar neste post todos os detalhes da classe Handler, mas para o scopo deste post, a finalizada será executar em segundo plano uma thread simples, que será responsável em chamar, ou executar uma Intent para carregar a tela principal da aplicação. E todo este processo terá um tempo de vida de apenas 5 segundos.
É só isso para criar uma Tela Splash, não tem dificuldade alguma!
Programação da Tela Principal
A tela principal pode ser qualquer tela que você já tem, ou uma nova tela criada pelo Android Studio. No nosso exemplo criamos uma tela chamada MainActivity.java que é o padrão para novas activities. Basta você criar esta activities que o Android Studio efetuar as configurações braçais para você, como por exemplo adicionar as entradas no arquivo AndroidManifest.xml conforme mostrado na imagem abaixo.
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